Instruções do Exame

Ácido Homovanílico

Instruções para paciente

Para que serve: O ácido homovanílico (ACHOM) é o principal metabólito da dopamina. Sua excreção encontra-se aumentada nos casos em que a dopamina é fabricada em excesso, como nos tumores produtores de catecolaminas (neuroblastomas, ganglioneuroblastomas e feocromocitomas) e distúrbios esquizóides do comportamento. Em todos os casos, a liberação de dopamina e o conseqüente aumento de excreção de HVA podem ser intermitentes. De modo geral, os neuroblastomas são diagnosticados em crianças e alguns casos com diagnóstico precoce podem ser tratáveis. Estas patologias, assim como os feocrocitomas, são associadas à liberação de catecolaminas, em especial a epinefrina e seus precursores. O diagnóstico destas patologias é bem mais realizado utilizando-se diferentes marcadores como ACHOM, ácido vanil mandélico (ACVAM) e catecolaminas urinárias, uma vez que em alguns casos é possível o encontro de apenas um destes marcadores alterado.



Como se preparar para este exame
Urina de 24 horas: Importante: coletar a urina em um frasco intermediário e transferir para frasco com conservante, limpo, protegido da luz e contendo 10 mL de HCl 25% para cada 2 litros de urina (adultos e crianças).
Coletar urina de 24 horas em frasco desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada, refrigerada e protegida da luz durante todo o intervalo da coleta.

Preço diferenciado para:
- Cartão BENEFÍCIO BEC LAB
- Pedidos na Guia do SUS
- Clínicas parceiras

Particular R$ 190,20
Consulte as condições de pagamento